03/02/2009

Escala em: La Blogoteque, Paris





1-OF Montreal vs Axe Riverboy - RoundAbout

A receita é simples: Pegar numa banda, dar-lhe instrumentos (ou, nalguns casos, instrumentos improvisados), juntá-los numa rua, café ou local do quotidiano, deixa-se a cozer alguns minutos, filma-se tudo e temos um
Take Away Show bem quentinho e divinal.

Através dos já mencionados Beirut, e o seu
Flying Club Cup, dei de caras com uma série de vídeos em que uma equipa, com um nome de La Blogoteque, filmara Condon e a sua banda pelas ruas de Paris a tocar músicas do já referido álbum. Então, com alguma pesquisa, tal foi a minha surpresa ao descobrir que os Beirut não haviam sido os únicos a participar em tal iniciativa.

Na verdade,
La Blogoteque é um blog francês sobre música que, como complemento aos seus escritos musicais, pegaram numa câmera de filmar e decidiram iniciar um série de Take Away Shows com alguns obscuros - outros nem tanto - artistas a tocar em locais incomuns pequenas músicas que transbordam originalidade. Além de terem no seu canal youtube diversos vídeos de concertos, estes mostram bandas e músicos tais como Arcade Fire, Fleet Foxes , Stuart Staples, Grizzly Bear ou Cold War Kids em fenomenais registos.

Além do conceito ser orginial, a forma como é filmado e actuado criam uma simbiose, por vezes de pura harmonia musical, outras de fulgorante festa e espírito independente. O melhor dos vídeos é de facto o espírito de convivência que conseguem transmitir, o jogo de sons feitos com aproximações e afastamentos da câmera e a acústica de diversos locais. A simples noção destes indivíduos, muitos deles habituados a tocar para centenas de pessoas, andarem pelo meio da rua ou estabelecimentos a criar música é soberba, e o resultado são sempre versões criativas, divertidas e diferentes das músicas que estamos tão habituados a ouvir nos nossos pristinos cd's ou computadores.

Deixo-vos agora com três vídeos (além daquele já colocado lá em cima) com os quais, tenho a certeza, se irão deleitar, e por fim, mais uma vez,
o link para o canal do youtube, um local que vale a pena perder horas a explorar.
Os artistas nos vídeos representados são;

2-Arcade Fire - Neon Bible (neste há que esperar um pouco pela música)





3-Beirut - Sunday Smile





4-Bon Iver - For Emma, Forever Ago





2 comentários:

Ana Luísa Pereira disse...

Estes franceses têm umas ideais engraçadas, pena terem criado um canal de música tão medíocre como o MCM :x

Foi através dos vídeos da Blogoteque que me mostraste pela primeira vez Beirut; adorei aquela descida, adorei a música e o espírito. Há pouco tempo fiquei extasiada com Arcade Fire também graças a ti e à Blogoteque.
São projectos assim que a cultura precisa para ser bem divulgada.

Anónimo disse...

Formidável ideia que eles tiveram. Parabéns pelo blog que aqui está, é, de facto, uma ideia muito boa.