29/12/2007

Happy New Year

Chegado que está o fim do ano, o Sounds Against The Wall não quis ser diferente das publicações musicais com valor por essa Internet fora, e resolvemos também nós fazer uma espécie de rescaldo do ano que passou.

Comecemos pelos álbuns que destacamos como sendo os "melhores":

Em 1º Lugar: Neon Bible - Arcade Fire



Depois de lançarem o álbum de estreia em 2005, álbum esse merecedor das melhores críticas por todo o mundo, o segundo registo dos canadianos Arcade Fire era esperado com espectativas naturalmente elevadas. E a verdade é que eles não desiludiram, antes pelo contrário.

Ao longo das 11 faixas do álbum, os Arcade Fire mostram-se mais adultos, evoluindo a meu ver num ponto que foram criticados no primeiro álbum: as letras.

De resto, músicas como Intervention, No Cars Go ou a Keep The Car Running ajudaram a tornar este registo não só um álbum sólido, mas também um álbum com singles poderosos.


Em 2º Lugar: Boxer - The National



Posso dizer este álbum me levou a querer conhecer toda a discografia desta banda, e acho que melhor elogio não lhe posso fazer.

Este é o quarto álbum da banda norte-americana, e é daqueles álbuns que ficam melhores à medida que o vamos ouvindo.

Letras rebeldes, um tom melancólico quase na fronteira com o triste, instrumentos no mesmo tom são a combinação perfeita para fazerem um dos melhores álbuns do ano.

A quem não conhece nada da banda, aconselho as músicas Fake Empire e Start a War. Vão ver que não se irão arrepender.


Em 3º Lugar: In Rainbows - Radiohead



Os Radiohead surpreenderam toda a gente ao lançarem o álbum ainda este ano, e ainda por cima disponibilizando-o de foram gratuita através da internet.

Em relação ao álbum em si, para quem conhece a banda, não ficará espantada pelo nível qualitativo, se bem que poderá estranhar algumas mudanças. Mas, ironicamente isso até poderá deixar de ser estranho se considerarmos que os Radiohead nunca se mantiverem fieis a um estilo único, optando sempre por inovar de álbum para álbum.

Pouco mais há a dizer, pois nesta altura as análises já foram mais do que muitas, mas se ainda não o ouviram, não esperem mais.


Feita que está a análise ao que melhor este ano nos trouxe, nada melhor do que prever o que que o próximo ano nos trará. Assim sendo, posso adiantar que anseio pelo:

Álbum dos Metallica: Depois do St.Anger, que foi gravado sem baixista, e com todas os contratempos que tiveram, fazer algo menos bom que o St.Anger será impossível. Assim sendo, o 9º álbum dos Metallica, que conta com Rick Rubin na produção é aguardado com espectativas elevadas pelos fãs da banda, nos quais me incluo.

Álbum dos Alice In Chains: Sendo esta uma das minhas bandas preferidas, um álbum deles seria sempre motivo de natural ansiedade. Mas esse sentimento é ampliado pelo facto de este ser o primeiro álbum produzido depois da morte do ex-vocalista e letrista Layne Staley.

E por agora, penso que está tudo.

O Sounds Against The Wall deseja-vos um 2008 cheio de boa música, e não se esqueçam de passar por cá.

3 comentários:

Cesco Allende disse...

do melhor desses álbuns penso que é mesmo o dos radiohead. apesar de não estar tão bom como os últimos deles tem uma variedade sonórica espectacular!Fabuloso....
bom trabalho, continuem....


P.S.há muito mais para lém do que tony carreira

* Kafix * disse...

ja ca tinha vindo, so n comentei =P um bom ano 2008 entao!! com muita gente, muitos ouvidos e muitas vozes!
gosto d musica e gosto, acima d tudo, d conhecer musica. bom trabalho ;)

*

Godflesh disse...

e o DE MACHINE HEAD